Breve história da Matemática

A Matemática é a ciência dos números e dos cálculos.

Desde a antiguidade, o homem utiliza a Matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípicios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química, engenharias, etc.

Em tudo que olhamos, existe a Matemática.

A História da matemática permite compreender a origem das idéias que deram forma à nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idéias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, esses conceitos eram sempre algo natural no seu momento.

Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.


Pequeno histórico da evolução da Matemática

2.000 a.C.
Os babilônios criam as primeiras formas de numeração posicional, ou seja, um número pode ter diferentes valores, dependendo da posição em que estáSéc. 6º a.C. Os gregos simplificam notação numérica, abandonam as formas gráficas do número e as substituem por letras, que correspondem à designação inicial de número (acrofonia). O número 100, por exemplo, era a letra H (de Hekaton = cem). Os babilônios precisaram da ideia de números para o pastoreio, pois precisavam controlar o número de ovelhas e terras que possuíam. Começaram então a contar, indiretamente. 


O osso de Ishango, descoberto perto das cabeceiras do Rio Nilo, na África, pode possuir até 20.000 anos de existência e consiste em uma série de talhas marcadas em três colunas ao longo do comprimento do osso. As interpretações mais habituais a respeito de tal osso dizem que ele mostra ou a mais antiga demonstração conhecida de sequências de números primos ou então um calendário lunar de seis meses. Há também egípcios do período pré-dinástico do quinto milênio a.C. que representaram pictoricamente as figuras geométricas. 

Os egípcios precisavam da matemática para fazer as repartições das terras férteis perto do Rio Nilo, para distribuir recursos e para fazer construções. Usavam a aritmética na hora de fazer essas divisões e precisavam trabalhar com frações. Supõe-se que os judeus tenham copiado muitas das práticas matemáticas dos egípcios. 

Além disso, reivindica-se que alguns monumentos presentes na Inglaterra e na Escócia, datados do terceiro milênio a.C., inc
orporam em suas formas ideias tais como a de círculo, a de elipse e os triplos pitagóricos.

A astrologia e a necessidade de se fazer cálculos astronômicos também impulsionaram a Matemática. Os babilônios começaram a 
dividir o círculo em 360 partes e criaram o calendário lunar

Séc. III a.C. Euclides, o maior matemático da Antiguidade, estrutura o conhecimento matemático.

Séc. V d.C.
Os hindus criam um sistema de numeração que reúne o uso do zero, o princípio de posição e a base 10, criando o sistema até hoje utilizado.

Séc. VIII 
Depois das Cruzadas, o matemático e comerciante Leonardo de Pisa leva para a Europa o sistema indo-arábico, que impulsiona o desenvolvimento do mercantilismo. Começam a chegar livros árabes, provocando reações da igreja, contra o sistema "herege".

Na figura ao lado, tem-se um Compêndio sobre Cálculo por Completude e Balanço, de Muhammad ibn Musa al-Khwarizmï, de 820 d.C.

Século X

Os sistemas geométricos são usados na arquitetura gótica, que ousa das formas acentuadas para dar beleza, e também sustentação à estrutura da construção.

Os arcos de meia circunferência que haviam sido usados em igrejas e catedrais de arquitetura românica faziam com que todo o peso da construção fosse descarregado sobre as paredes, obrigando um apoio lateral resistente como pilares maciços, paredes mais espessas, poucas aberturas para fora tornando, consequentemente, o interior das estruturas eclesiásticas mais escuras e cada vez menos agradável.

Com o auxílio da matemática e com os cérebros artísticos da época, este arco foi substituído pelos arcos ogivais (também chamados de arcos cruzados). Isso dividiu o peso da abóbada central, consequentemente, descarregando-a sobre vários pontos, ao invés de um e também, podendo usar material mais leve para a abóbada ou mesmo para as bases de sustentação. No lugar dos sólidos pilares, foram usados colunas ligeiramente afinadas que passaram a receber o peso da abóbada. Deste modo, as paredes foram perdendo a importância como base de sustentação, passando a serem feitas com materiais frágeis como o vidro. Passaram a ser usados então, belos vitrais coloridos, dando origem a tão necessitada luminosidade no interior de igrejas e catedrais.Ao lado vemos a Catedral Notre-Dame de Paris, de estilo gótico, cheia de formas geométricas que conferem exuberância. Em sua estrutura, o peso da abóbada central fica dividido entre as paredes e colunas.


Séc. XIV 

Grande produção dos matemáticos a partir dos livros árabes de matemática. O sistema indo-arábico vira coqueluche entre comerciantes por sua praticidade.

Sécs. XVI e XVII
Estudos da matemática entrelaçam-se com a filosofia (Descartes) e com os avanços da física (Galileu). Aparecem os cálculos com logaritmos, por exemplo.

Sécs. XVII e XVIII
Momento decisivo da matemática moderna, com a publicação de "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton. Surgem novas conceituações da matemática. Começa a ser formulada a teoria das funções.

Séc. 20
Surgem novos conceitos da matemática, principalmente a partir das teorias formuladas na física por Albert Einstein e Max Planc, nas áreas da física quântica e da relatividade. A partir do final da Segunda Guerra Mundial, surgem a teoria dos fractais e a teoria dos jogos.


Principais áreas da Matemática

- Álgebra
- Análise
- Aritmética
- Geometria
- Geometria Analítica
- Geometria Espacial
- Geometria Plana
- Porcentagem
- Probabilidade
- Trigonometria
- Estatística
- Educação Matemática


FONTES:
http://www.suapesquisa.com/matematica/
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/
http://tudo-matematica.blogspot.com/2011/02/historia-da-matematica.html
É necessário fazer login para adicionar gadgets que só você pode visualizar